Pages

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fotografando Vaga-lume

Sempre admirei muito esse bichinho lindo que nós encantam com suas lus abdominal, mas por todo seu mistério e magia, afinal ver um vaga-lume é quase como dizer que vai se ter sorte.







O Vaga-lume, também conhecido como pirilampo, é um inseto muito conhecido pela produz e emissão de luz.A luz dos vaga-lumes ocorre em função da presença da luciferina que são pigmentos responsáveis pela bioluminescência (emissão de luz por alguns animais). A parte iluminada, geralmente na cor verde florescente, dos vaga-lumes fica na parte inferior da região abdominal, possuem, de acordo com a espécie, de 1 a 3 centímetros em média de comprimento. Os vaga-lumes da espécie dos elaterídeos emitem faixos de luz de aproximadamente um metro de diâmetro. Voam acima das copas das árvores. O acasalamento ocorre na fase do verão, período que ficam mais ativos. Os vaga-lumes adultos vivem somente no verão. Os vaga-lumes alimentam-se, principalmente, de lesmas e caramujos. Os vaga-lumes podem viver de 1 a 3 anos. As fêmeas dos vaga-lumes botam os ovos em árvores apodrecidas.  Embora encontrados algumas vezes nas cidades, o habitat dos vaga-lumes são as matas e florestas úmidas, campos e cerrados. Gostam também de brejos e regiões alagadas.

O fotógrafo japonês Karo Yuki conseguiu capturar essa magia dos vaga-lumes e criou um ensaio fotográfico com a exposição da câmera aberta, captando o rastro de suas luzes.





As imagens foram capturadas em junho/julho de 2010, época que ocorre o acasalamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário